Se alguém duvidava do papel da internet no mercado imobiliário, com certeza essa época já passou. Hoje o corretor que não usa as redes sociais para vender imóveis está perdendo não apenas uma grande vitrine, mas também a possibilidade de criar um relacionamento interativo com seu público-alvo que pode render muitos negócios. E, sem visibilidade online, a imobiliária está sempre um passo atrás da concorrência.
Usar as redes sociais para vender imóveis já deixou de ser uma escolha para se tornar uma estratégia fundamental. Há muitas formas de gerar valor para seus serviços, entregando soluções e criando um relacionamento com possíveis futuros clientes.
A propósito, nesse conteúdo nós damos 10 dicas e estratégias para o corretor aumentar suas vendas, vale conferir.
Mas mesmo quem entende a importância das redes sociais para vender imóveis pode ficar confuso sobre como criar conteúdos que atinjam seus objetivos. Mas com as dicas de hoje você vai conseguir resultados muito melhores.
Use tráfego pago nas redes sociais para vender imóveis
O tráfego pago, são uma ótima forma de usar as redes sociais para vender imóveis. Há várias vantagens nos anúncios no Instagram e no Facebook, por exemplo.
Uma delas é a possibilidade de escalar recursos. É possível começar com um investimento pequeno e aumentar conforme os resultados obtidos.
Por outro lado, o tráfego pago pode ser totalmente segmentado em relação à região, idade, sexo e outros elementos que forem estratégicos para vender seus imóveis.
No Instagram, por exemplo, eles podem ser veiculados no feed, stories, Reels, na aba Explorar e na plataforma de vídeo (que é o antigo IGTV).
Outro fator importante é a quantidade de opções de produção dos anúncios com fotos, vídeos e carrossel, que são sequências de fotos ou vídeos.
Assim, se a configuração do tráfego pago estiver bem elaborada, os conteúdos patrocinados aparecerão apenas para os usuários interessados em comprar imóveis porque já demonstraram interesse durante sua navegação nas redes sociais.
Interação e retorno são essenciais
Em qualquer conteúdo, duas coisas são essenciais nas redes sociais para vender imóveis: manter a interação com seu público e sempre dar retorno aos comentários, dúvidas ou contatos no direct. Aqui, inclusive, nós mostramos por que o papel do corretor deve ser cada vez mais consultivo.
Então monitore as citações que fizerem à sua imobiliária e interaja para gerar confiança e empatia com a sua marca. Aliás, nós preparamos esse artigo mostrando como o corretor pode ter mais performance no dia a dia.
Use métricas, sempre
Uma das vantagens das redes sociais para vender imóveis é que tudo pode ser medido. Então use essa vantagem estratégica para saber o que está ou não funcionando e fazer as adaptações necessárias.
Teste dias e horários das publicações orgânicas e patrocinadas, veja quando há mais interações, visualizações, etc. Use métricas para entender seu público e otimizar seus conteúdos.
Mantenha uma periodicidade
Usar as redes sociais para vender imóveis não é mágica. É trabalho árduo e constante. Busque informações relevantes e de qualidade para gerar valor a seu público, entregando soluções.
Mas é muito importante manter uma periodicidade, o que requer planejamento de pautas, de produção e de publicação. Mas não exagere para não saturar o público. Use a métricas para criar um calendário que gere interesse, curiosidade e expectativa com o que está por vir.
Disponibilize o atendimento direct
Estar sempre disponível para seus clientes em potencial é um diferencial de atendimento. Então disponibilize o atendimento direct para responder dúvidas, dar mais informações e estreitar o relacionamento com seus leads. E responda sempre com rapidez, clareza e praticidade.
Configure o direct também para enviar uma mensagem eletrônica com o horário de atendimento.
Atenção à linguagem
Para o corretor, é vital conhecer profundamente seu público-alvo. Só assim é possível fazer conteúdos que ofereça respostas assertivas às suas dores e oferecer imóveis que correspondam à realidade e à expectativa de seus clientes em potencial.
Por isso, é muito importante se atentar à linguagem utilizada. Ela deve estar de acordo com o perfil do público – jovem, formal, institucional, corporativo, etc.
Porém, mesmo que as redes sociais para vender imóveis sejam meios informais, lembre-se de que seu perfil ou página representa a sua imobiliária, então evite gírias, erros gramaticais, expressões de duplo sentido e alusões a assuntos polêmicos.
Utilize palavras-chave
As palavras- chaves são os termos usados pelos usuários nas pesquisas feitas pelas páginas de busca, como o Google. Então ao usá-las, você está aumentando a chance do seu conteúdo aparecer nos primeiros resultados da busca orgânica sempre que alguém procurar o que você está ofertando.
Algumas ferramentas podem ajudar a entender quais as palavras-chave que devem ser usadas em cada momento – porque o comportamento do consumidor está sempre mudando. Algumas delas são o Google Trends e o Keyword Planner do Google Ads.
Já as hashtags são palavras ou frases precedidas pelo símbolo “jogo da velha” (#) para identificar mensagens sobre um tópico específico. Assim, elas se tornam um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema. Mas sem exagero: entre três e cinco hashtags dão um bom resultado.
Vantagens de usar as redes sociais para vender imóveis
Não é à toa que as redes sociais são hoje um dos maiores canais de vendas em todos os segmentos, inclusive no mercado imobiliário. Conheça algumas das muitas vantagens para o corretor:
- Grande visibilidade. Só no Youtube são 138 milhões de usuários ativos, além de 122 milhões no Instagram, 116 milhões no Facebook, 73,5 milhões no TikTok e 56 milhões no LinkedIn, 30 milhões no Pinterest e 19 milhões no Twitter, por exemplo;
- Retorno em tempo real com conteúdos ao vivo, como webinars, lives, entrevistas com convidados e até mesmo visitas online aos imóveis;
- Baixo custo da estratégia de marketing, mesmo nas campanhas pagas, que são bem mais baratas do que no marketing tradicional;
- Acompanhamento diário dos resultados através das métricas, gerando possibilidades de adaptações mais assertivas;
- Engajamento e interação com o público, gerando melhores resultados para a imagem da imobiliária no mercado;
- Possibilidade de melhorar a experiência do cliente através dos feedbacks espontâneos;
- Relacionamento mais próximo e dinâmico com seu público-alvo.
E então, pronto para usar as dicas e usar mais e melhor as redes sociais para vender imóveis?
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!