A complexidade das operações e o alto grau de competitividade fazem com que o corretor precise montar uma estratégia assertiva para chegar ao cliente antes e melhor que a concorrência. Por isso, combinado à sua expertise, o marketing imobiliário oferece as ferramentas certas para atrair, encantar e fidelizar seu público-alvo.
O que é marketing imobiliário
O marketing imobiliário é um conjunto de ações voltadas especificamente para o mercado imobiliário e que têm como principal objetivo aumentar as vendas. Mas no caminho há muitos outros benefícios, como gerar autoridade para a sua imobiliária fortalecendo a marca, por exemplo.
Assim, você se destaca entre seus leads, mas também entre seus pares. Seu negócio passa a ser mais respeitado entre os demais profissionais, o que gera muito mais oportunidades de negócios.
Por isso, as ações de marketing imobiliário precisam atuar em várias frentes. Dessa forma, ao criar uma estratégia de marketing, você poderá:
- Gerar um relacionamento sólido com os clientes;
- Criar uma experiência de compra completa;
- Produzir anúncios de divulgação;
- Definir estratégias para atração;
- Dar suporte ao consumidor;
- Revisar suas estratégias.
Por que ter uma estratégia de marketing imobiliário é tão importante
Ter uma boa estratégia de marketing imobiliário é fundamental para chegar a seus clientes da forma certa. Por exemplo, hoje praticamente tudo pode ser comprado pela internet. Então seus clientes em potencial estão online.
O marketing imobiliário não só ajuda o seu negócio a aparecer nos primeiros lugares das páginas de busca, como mostram que a sua empresa está antenada com os nos tempos e desejos do consumidor. Então, só por isso, você já está estabelecendo uma conexão com seus leads.
A partir daí você vai poder criar mais meios de identificação e engajamento com seu público através das estratégias. Como cada ação vai ser voltada para melhorar a jornada de compra, o tempo de negociação também é acelerado, favorecendo as vendas.
Essa jornada de relacionamento com o cliente gera mais confiabilidade para a sua empresa, melhorando a imagem no mercado. Assim você aumenta as chances de indicações. E tudo isso pode ser testado e medido através de métricas, assim você vai adaptando de acordo com os resultados.
Como fazer marketing imobiliário
O relacionamento com o cliente deve estar no centro das suas estratégias de marketing imobiliário. Quanto mais personalizada for a experiência na jornada de compra, mais eficientes seus negócios se tornarão.
Esse relacionamento deve gerar confiança para superar a concorrência e fazer o cliente ter certeza que é nas suas mãos que ele quer depositar suas economias e seus sonhos.
Para isso, você precisa que muitas vezes há mais de um tomador de decisão. Então quanto mais você conhecer seu cliente, mais fácil será criar uma solução que agrade a todos.
Conheça também o mercado, seja realmente um expert. Estude taxas, financiamentos, comissões, mas também os imóveis da sua carteira. Procure antecipar as perguntas que podem atrapalhar seu negócio e elabore respostas convincentes, mas sempre baseadas na verdade.
Saiba tudo sobre a sua região de atuação para entender melhor o público de cada ambiente. Dessa forma é mais fácil também entender e valorizar a experiência de cada um, suas dores e desejos.
Escolha um nicho de atuação para não atirar para todo lado. As estratégias de marketing imobiliário devem ter um foco. Mas, acima de tudo, venda um estilo de vida, não apenas um imóvel.
10 Dicas importantes para bombar sua estratégia
Veja 10 dicas que vão ajudar suas estratégias de marketing imobiliário a melhorar suas vendas.
1 – Tenha uma marca atrativa
-Invista no design um site bonito e com boa usabilidade atraí mais cientes;
– Utilize o storytelling, que nada mais é que a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta
-Tenha credibilidade.
Apostando nesses três pontos a identidade da sua empresa será reforçada.
2 – Tenha um site que converta
A interface deve privilegiar a experiência do usuário. E todas as plataformas devem ser mobile first, já que a maioria das pessoas acessa a internet pelo celular. As pessoas devem ter facilidade para encontrar o que procuram e ter todas as respostas que precisam.
3 – Tenha uma boa Landing Page
São aquelas páginas com foco específico (conversão, lançamento, etc). Devem ser bem desenhadas, com informações relevantes e diretas para que o visitante tenha uma boa impressão.
4 – Adicione um Widget para Avaliação de Imóvel
A maioria dos clientes tem a curiosidade de saber quanto vale o imóvel, então é um bom ponto para começar um relacionamento.
5 – Tenha vários canais de comunicação
O chatbot reduz a zero o tempo de espera. Mas o usuário deve ter facilidade para falar com o corretor, então ofereça vários canais.
6 – Elabore cortesias
Nada como um bom pós-venda. Ofereça pequenos serviços depois do contato fechado. Faça parcerias com negócios locais e aproveite para expandir sua marca.
7 – Use portais imobiliários
Tenha um site integrado com os principais portais e diversifique seus anúncios aumentando sua visibilidade.
8 – Campanhas geolocalizadas
Assim você fecha o foco e aumenta as chances de ser visto por quem interessa.
9 – Direcione ofertas exclusivas
Aproveite as informações obtidas com seu CRM e faça ofertas personalizadas. Assim ele se sentirá especial e as chances de voltar ao seu negócio aumentam.
10 – Produza conteúdo de valor
Crie conteúdos que ofereçam soluções para as principais dores. Eduque, informe, explique e tire dúvidas agregando valor aos seus negócios.
Fonte: Leadster