A movimentação no mercado de escritórios corporativos ganhou força no início de 2025, com destaque para grandes empresas que impulsionaram a absorção bruta de espaços comerciais nas principais capitais brasileiras. Segundo dados do Market Analytics da SiiLA, foram ocupados 310,5 mil m² em empreendimentos de alto padrão — categorias A+, A e B — apenas no primeiro trimestre do ano. Desse total, 69,9% concentraram-se na cidade de São Paulo.
As cinco maiores locações do período ocorreram na capital paulista, com destaque para os bairros Chucri Zaidan, Pinheiros, Chácara Santo Antônio e Berrini. A maior delas foi realizada pela Casas Bahia, que ocupou 16.495 m² no edifício Centenário, localizado na Berrini. O espaço anteriormente era utilizado pela WeWork. “Essa mudança representa um novo posicionamento estratégico da companhia, que busca consolidar sua presença em um dos principais eixos corporativos da cidade”, destacou um especialista do setor ouvido pela reportagem.
Na sequência, a XP Investimentos fechou contrato para ocupar 12.952 m² no edifício Luna Nova, na Chácara Santo Antônio, zona sul da cidade. Já o Grupo Seven aparece em terceiro lugar no ranking, com 9.541 m² locados na torre D do Rochaverá Corporate Towers (Diamond Tower), na região da Chucri Zaidan.
Completam a lista das maiores movimentações o Hospital Albert Einstein, que firmou contrato para 9.290 m² no HBR Corporate Tower, e a Netflix, que garantiu espaço no edifício OPI-07 — ambos os imóveis localizados em Pinheiros.
“Esses números reforçam a resiliência do mercado de escritórios em São Paulo, mesmo diante de um cenário econômico cauteloso. As empresas estão mais seletivas, mas continuam apostando em estruturas que favorecem a produtividade e a inovação”, conclui a análise da SiiLA.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Clube FII