A transformação já impacta e transforma o interior de diversos segmentos empresariais pelo mundo. Empresas que adotam soluções pautadas no uso da tecnologia garantem maior dinamicidade nas operações e maior satisfação e qualidade no atendimento dos seus clientes. No artigo de hoje vamos falar sobre as tecnologias imobiliárias e como se tornar uma imobiliária digital.
Em 2019 a agência de transformação digital Today realizou um levantamento acerca do comportamento no mercado imobiliário da geração millenials, formada por pessoas que nasceram após a década de 80 e que, em 2019, já representavam 25% da população, em torno de 52 milhões de pessoas. Já imaginou hoje em dia?
Segundo Adilson Batista, fundador e diretor de estratégias da Today, o objetivo do levantamento foi “entender as mudanças que esse público está trazendo para o mercado e quais as transformações necessárias para atender suas expectativas, oferecendo experiências marcantes que eles valorizam muito.”
76% das pessoas que compõem o grupo e que procuram imóveis para alugar têm entre 25 e 34 anos, sendo que 51% deles buscam informações pela internet utilizando sites de classificados de imóveis. Dentre as características principais dos millennials estão a maior capacidade de adaptação, o fato de serem nativos digitais e valorizarem o seu tempo.
Mas afinal, o que isso tem a ver com uma imobiliária digital? Bom, tudo!
As imobiliárias devem se manter atentas às mudanças no perfil de seus consumidores, que ao utilizarem plataformas digitais para encontrar serviços ou imóveis, reorientam a dinâmica e o funcionamento no interior das imobiliárias, ao menos é isso que precisa acontecer.
Compreender o seu cliente significa saber qual o tipo de atendimento ele prefere, quais as plataformas de comunicação ele utiliza, quais são os serviços que ele busca e como sua empresa pode facilitar toda a jornada de compra e oferecer uma boa experiência ao seu cliente.
Sobre os dados do consumidor levantados pelo estudo deve-se ter atenção à 3 características:
- O cliente de uma imobiliária tem fácil capacidade de adaptação;
- Ele valoriza em grande medida o seu tempo;
- Utiliza a internet para buscar informações.
E você sabia que o modelo de operação dentro de uma imobiliária digital oferece todos os recursos para atender esse perfil e as mudanças mais recentes? Confira a seguir 5 dicas para se tornar uma imobiliária digital e estar em conformidade com as expectativas do seu consumidor.
6 dicas para se tornar uma imobiliária digital
Tenha um CRM Imobiliário
O CRM é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que registra todos os contatos entre uma imobiliária e seu cliente. Essa ferramenta permite armazenar dados básicos de seu cliente, como nome, telefone, endereço e informações mais específicas, como a preferência de imóvel dele, de modo que a empresa tenha uma visão geral de seu cliente.
É comum que empresas entrem em contato com clientes já convertidos ou ofereçam promoções que ele já utilizou, tornando o atendimento pouco exclusivo e personalizado. Com as informações oferecidas pelo CRM isso não acontece pois você passa a compreender o perfil do seu cliente e pode acompanhá-lo em todas as etapas do funil de vendas em tempo real. Com isso sua imobiliária está apta para criar uma comunicação mais direcionada e estratégias mais assertivas.
Esse sistema também é um grande aliado quando o assunto é gestão de equipe, pois com o CRM é possível acompanhar o andamento de seus colaboradores, que vai desde a distribuição automática de atendimento dos corretores, nível de desempenho nos atendimentos até a criação de relatórios automáticos com o desempenho dos profissionais e dados de suas negociações.
É possível observar quais etapas da negociação não estão gerando resultados e, a partir disso, desenvolver e adaptar as estratégias para potencializar o poder de conversão em vendas da sua imobiliária.
Tenha um ERP para gerir suas locações e o financeiro
O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que automatiza funções essenciais no interior de uma imobiliária, como o envio automático de boletos, recibos e repasses para locatários, além de conciliar as despesas e receitas imobiliárias. Ela também cria relatórios financeiros e informes sobre rendimentos e Dimob.
Uma vez automatizadas, essas funções dispensam a ação de sua equipe e otimizam o tempo em sua imobiliária.
Facilite a jornada de compra do seu cliente
Dados disponibilizados pelo IDC à pedido da Infobip – empresa Croata da área de TI e telecomunicações mostraram que desde o início da pandemia cerca de 82% das pessoas na América Latina realizaram compras online. O Brasil lidera esse ranking com 88% da população realizando compras online.
A regra é a mesma para venda e locação de imóveis. Nos dias de hoje as pessoas não podem ficar reféns da presença física para contratar os serviços de uma imobiliária. Estas, por sua vez, devem oferecer recursos que permitam ao cliente a experiência de adquirir ou alugar uma propriedade em qualquer lugar. Há 3 recursos para isso:
- Tour virtual: seu cliente visita o imóvel por meio de ferramenta tecnológica que garante uma experiência totalmente imersiva, tornando evidente todos os detalhes do imóvel;
- Agendamento de visita automático: seu cliente não precisa ligar ou entrar em contato com sua equipe para agendar horários para a visita;
- Localização dos imóveis pelo Google Maps: permite que ele conheça toda a vizinhança em que o imóvel de interesse se localiza.
Utilize o Marketing Digital Imobiliário
O marketing é uma área importante dentro de uma imobiliária e pode ser um grande aliado na captação, conversão e nutrição de seus clientes. Existem diversas formas de implementar o marketing em seu negócio, nós elencamos algumas delas:
- Anuncie nas redes sociais
Crie anúncios em redes sociais, como no Instagram e Facebook por exemplo, para isto, será necessário investir uma verba para promover os seus posts, para que eles apareçam para mais clientes. Essa promoção pode ser feita com vários objetivos distintos, que vão ser escolhidos com base no conteúdo que você criou e deseja promover, como por exemplo, um imóvel para locação, ou um lançamento de imóvel ou empreendimento. Os objetivos podem ser:
- Mais visualizações para um reels ou vídeo do imóvel;
- Promover mais interação do público;
- Alcançar novos públicos;
- Vender mais;
- Aumentar os acessos ao seu site,
- Capturar mais leads.
Todas essas ações de patrocínio de anúncios em redes sociais são feitas em plataformas próprias, ao criar uma conta e um perfil em cada um, você vai conhecer os caminhos possíveis para desenvolver a sua estratégia.
- Crie um blog com dicas para compradores e inquilinos
O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar notoriedade, aparecer no topo nos mecanismos de busca como Google e Yahoo e, é claro, vender mais.
Se você tem um blog com conteúdos de qualidade sobre o mercado imobiliário, demonstra que entende do assunto. É uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala e vende, o que gera credibilidade para a sua empresa. Além de gerar tráfego para o seu site ser um canal de relacionamento, o blog também tem um papel importante na geração de Leads.
Você pode criar um blog com diversas editorias para o seu público-alvo, como dicas de decoração, conteúdos sobre financiamentos, dicas de arquitetura e até mesmo sobre o mercado imobiliário. - Desenvolva um site aplicativo imobiliário
As pessoas passam 40% do dia olhando para uma única tela. Isso significa que os profissionais do setor imobiliário têm boas oportunidades na palma das mãos de seus consumidores. Mas para que esse potencial se confirme, é necessário investir em um site que prenda a atenção do consumidor, sendo moderno e veloz, com um layout desenhado para valorizar fotos e vídeos, tornando o site ainda mais atrativo.
Segundo o levantamento realizado pela App Annie State of Mobile, as pessoas passam um terço do dia em dispositivos móveis. No Brasil, as pessoas passam, em média, 10 horas e 8 minutos por dia conectados, ocupando a 2ª posição no ranking de países com mais tempo conectados. Aproveite essa informação poderosa, para pensar em uma estratégia para o seu negócio. - Faça parcerias com incorporadoras para captar mais imóveis
Com a alta competitividade no mercado imobiliário, aumentar a captação de imóveis é essencial para os negócios que almejam se diferenciar da concorrência e conseguir sucesso no setor. Entretanto, a captação de imóveis não é uma tarefa simples e pode ocupar grande parte do tempo na rotina dos profissionais da área.
Uma boa estratégia é realizar parcerias com incorporadoras e imobiliárias para fechar mais negócios, a diversidade de imóveis pode potencializar ainda mais suas vendas. - Crie sua conta no Google my Business
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps.
A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar informações aos usuários, como:
- endereço;
- telefone de contato;
- horário de funcionamento;
- horários de pico;
- notas sobre o serviço/produto;
- perguntas e respostas;
- eventos que acontecerão etc.
- Utilize o Google Ads
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google (previamente chamada de Google AdWords). através dele, você pode divulgar produtos e serviços na internet de forma rápida e eficiente, pagando apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para a sua empresa.
Uma das muitas vantagens do Google Ads é fazer com que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece.
Seja pelo computador ou dispositivos móveis, seus potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estiverem fazendo uma busca no Google, assistindo a vídeos no Youtube ou visitando sites parceiros da plataforma.
- Utilize o Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos. Com a ferramenta instalada corretamente no seu site, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.
- Potencialize o SEO do seu site;
Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google (e outros buscadores) procuram recomendá-la de modo que seja encontrada por quem a procura. Mas existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet e isso faz com que haja bastante concorrência.
Por isso, você precisa trabalhar o SEO do seu site (Search Engine Optimization). Como a própria tradução já sugere, SEO é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.
Ofereça atendimento instantâneo ao seu cliente
Atualmente os clientes buscam por respostas rápidas e serviços eficientes. Ele não quer esperar para ser atendido por um corretor de imóveis, que pode estar cuidando de outras negociações e por isso não está 100% do tempo disponível.
Felizmente, isso não é mais uma desculpa no mundo de hoje e você já consegue oferecer atendimento ao seu cliente mesmo fora do horário comercial, fundamental para empresas com uma grande base de consumidores, principalmente as imobiliárias. Plataformas como WhatsApp Business, Telegram e até o Facebook já contam com chatbots de mensagens instantâneas que conduzem o atendimento do seu cliente e podem solucionar dúvidas rápidas. Dentre os tipos de mensagens automáticas estão:
- Mensagem de ausência;
- Mensagem de apresentação;
- Mensagem de saudação;
- Mensagem de cadastro;
- Informativos de férias e feriados.
Dica de ouro para mensagens automáticas
Muitos profissionais têm dúvidas sobre como criar uma boa mensagem automática e nossa dica para isso é: Em um mundo onde tudo é digital e automatizado, fazer o cliente se sentir especial pode ser o seu grande diferencial. Por isso, ao criar uma mensagem automática de apresentação seja atencioso, dê saudações e humanize sua mensagem.
Olá, como vai? Estamos contentes com seu contato e esperamos poder te ajudar. Para agilizar seu atendimento, por gentileza nos informe seu nome e o motivo do seu contato ?
Digitalize o processo de compra e locação dos imóveis
Além de facilitar a comunicação, viabilize o processo de locação e compra de imóveis por meio da assinatura digital de contratos, que além de dispensar a visita ao cartório torna as negociações muito mais rápidas. Ofereça imagens e vídeos do imóvel com alta resolução, com isso seu cliente estará mais propenso a fechar negócio.
E se quiser algumas dicas sobre como agregar valor ao seu imóvel por meio da fotografia, confira nosso post clicando aqui.
5 Benefícios das imobiliárias digitais
- Mais organização para sua imobiliária;
- Mais rapidez nos processos de negociação;
- Maior satisfação do cliente;
- Tempo da equipe otimizado;
- Maior disponibilidade para novos projetos.
Esses são alguns dos passos para se tornar uma imobiliária digital. Esperamos que você tenha gostado das dicas!