A Copa do Mundo do Catar já está dando o que falar e o Brasil mal começou a sua participação. Em parte devido a alguns resultados surpreendentes, como a Argentina e a Alemanha que correm o risco de ir embora mais cedo para casa, mas também aos estágios. Um deles, por exemplo, tem projeto desmontável.
Além disso, a Copa do Mundo do Catar também está sendo considerada a mais “compacta” da História. É tudo pertinho, os estádios mais distantes um do outro têm apenas 70 Km de distância entre si.
Provavelmente você já viu pela TV, mas vale a pena conhecer algumas curiosidades mais de perto dos 8 estádios da Copa do Mundo do Catar:
1. Khalifa International
Nosso tour começa pelo único estádio da competição que não foi construído para a Copa do Mundo do Catar. Com capacidade para 40 mil pessoas, foi construído em 1976, mas foi totalmente reformado para o evento. O complexo conta com hotel, centro aquático e até um shopping. Na arquitetura, ele ganhou dois arcos que representam “o abraço dos torcedores”.
2. Al Bayt
Achou que parece uma tenda árabe? A ideia do projeto era essa mesma, ser uma referência às “Bayt al sha’ar”, como são chamadas as tendas utilizadas pelos povos nômades do Catar.
Agora imagina uma tenda gigantesca, que cabe 70 mil pessoas, bem no meio do deserto? Esse é um dos mais belos projetos da copa. Mas além do exterior, esse estádio por dentro é o que se tem de mais luxuoso em todo o mundo. Para você ter uma ideia, ele conta com 96 quartos de hotel cinco estrelas, com vista privilegiada para o gramado.
O Al Bayt abrigou a abertura da Copa do Mundo do Catar e tem capacidade para 60 mil torcedores.
3. Al Janoub
Uma homenagem ao mar, é assim que a gente pode descrever esse estádio. Com capacidade para 40 mil pessoas, o projeto da arquiteta Zaha Hadid homenageia os “dhow”, tradicionais barcos de pesca, símbolos do Catar. Se você reparar bem, o estádio tem o formato de uma concha, e o seu teto – que é retrátil – lembra as velas marítimas cheias de vento dos tradicionais barcos “dhow”. E para arrebatar de vez, no seu interior o desenho das cadeiras das arquibancadas lembra as ondas do mar e se você olhar para cima, verá o formato perfeito de um barco a vela.
Além disso o estádio é um dos mais tecnológicos e acessíveis. Totalmente climatizado, tem saídas de ar-condicionado embaixo de cada assento.
4. Ahmad Bin Ali
Esse projeto representa “a família, o deserto, a flora e fauna nativas, assim como o comércio local e internacional”. O estádio Ahmad Bin Ali foi construído à beira do deserto em substituição ao antigo estádio Al Rayyan Sports Club.
A capacidade durante a Copa do Mundo do Catar é de 40 mil torcedores, mas será reduzida à metade para se adequar ao uso local.
5. Al Thumama
Alguns dizem que parece um bolo de noiva, outros ficam impressionado com seu exterior que parece feito de tecido rendado, mas na verdade o design desse estádio é uma referência ao “gahfiya”, um chapéu tradicional usado por meninos e homens no Oriente Médio que representa a transição da juventude para a vida adulta dos homens.
Com capacidade para 40 mil pessoas será transformado em hotel após a copa. Todos os bancos serão doados a países em desenvolvimento.
6. Education City
Esse é um dos projetos mais curiosos entre os oito estádios preparados pelo Catar para sediar a Copa. Ele fica localizado entre várias universidades e centros de pesquisa e educação de Doha, capital do país, por isso leva o nome de “Education City”. O projeto é impressionante, com formas que lembram diamantes na fachada, sistema de refrigeração para os torcedores, áreas verdes no interior e acessibilidade planejada.
De dia, o estádio aparenta mudar de cor de acordo com o movimento do sol. Já a noite, com o brilho das luzes acesas, ele forma a perfeita imagem de um diamante, já sendo chamado popularmente de “a joia do deserto”.
7. Estádio 974
O estádio 974, cheio de contêineres lembra um navio cargueiro, e não é à toa. Com capacidade para 40 mil lugares, o projeto foi elaborado em homenagem ao comércio internacional e à navegação e traz exatos 974 contêineres na sua fachada, um número que também é o código de discagem do Catar.
Agora, a curiosidade impressionante: o estádio, do escritório Fenwick Iribarren Architects, pode ser totalmente desmontável – e será, logo após a Copa do Mundo do Catar.
8. Lusail
E será no estádio Lusail o encerramento da Copa do Mundo do Catar. É o maior de todos da competição, com capacidade para até 80 mil pessoas. O estádio tem seu design inspirado nas tigelas de servir tâmaras, feitas a mão e encontradas em todo o mundo árabe e islâmico. As interações de luz fazem referência às lanternas fanar da região. A ideia é que com o passar do tempo, a tinta dourada do seu exterior desapareça, dando luz a um metal envelhecido e simule justamente as tigelas que assim ficavam com o uso e o passar do tempo.
O local será cenário da partida mais importante do torneio: o jogo da final.
Vídeo: o que acontecerá com os estádios pós-copa?
E por último, a pergunta que fica é “depois de gastar todo esse dinheiro para construír esses projetos incríveis, qual será o destino desses estádios já que o Catar é um país de pouca tradição no futebol?” A resposta assusta mas é realidade: os estádios serão desmontados e alguns transformados em grandes centros comerciais.
Nesse vídeo de 8 minutos, o Pedro Silveira apresenta os estádios por dentro e por fora, suas inspirações e qual será seu destino final. Vale assistir.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!